Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Comemoração Dia Nacional do Fusca em Guarapuava - 25/01

DIA NACIONAL DO FUSCA

Olá Pessoal !

Vamos comemorar a data que lembra nosso amado carrinho ! Estaremos nos reunindo neste sábado, 25/01/2014 no estacionamento do Ginásio Joaquim Prestes entre 14h00 e 16h00 para na sequencia andarmos pela cidade relembrando como era o transito dos fusquinhas antigamente !

O Evento era comemorado pela Concessionária VW Comercial Oeste mas este ano não realizaram e ficamos sabendo somente agora infelizmente, não havendo tempo hábil para divulgação e publicidade.

História no Brasil
Os primeiros Volkswagens Sedan, como era chamado o Fusca, começou a ser  fabricados na Alemanha e chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica, logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.



A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003 e em 1989 a Volkswagen do Brasil decretou o dia 20 de Janeiro como o Dia Nacional do Fusca, idealizado por Alexander Gromow.

Para saber mais sobre a história do Fusca e o Dia Nacional do Fusca, acesse a coluna de Alexander Gromow no portal Maxicar em http://www.maxicar.com.br/old/gromow/8567colunista_gromow_0110.asp

*Artigo extraído do site www.vrum.com.br e complementado com mais algumas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário